Minha Igreja não entregou a DCTF: e agora?

Muitos pastores tem sido surpreendidos com a situação cadastral de suas igrejas sendo declaradas como INAPTA. Isso ocorre pela falta de entrega das declarações junto a Receita Federal.

Dentre as declarações, a que mais se houve falar é a DCTF. Por isso, vamos neste artigo falar um pouco sobre o que é esta declaração e o que você deve fazer, caso sua igreja não esteja efetuando o envio desta declaração de maneira correta.

O que é DCTF?

A DCTF nada mais é do que uma declaração que deve ser enviada para a Receita Federal. Ela contém um resumo dos tributos e contribuições realizadas pela instituição, como pagamentos realizados aos órgãos federais.

Dentre as informações que devem ser enviadas na DCTF estão o IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte), IRPJ (Imposto de Renda de Pessoas Jurídias), CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), entre outros.

Igrejas são obrigadas a declarar DCTF?

Embora as igrejas estejam enquadradas na qualidade de imunes e isentas de impostos, elas precisam informar para a Receita Federal tudo o que acontece na esfera administrativa/financeira da Igreja.

A DCTF controla os valores pagos, como também das formas de pagamento e situação financeira das instituições. Mesmo que a Igreja não tenha tido nenhum tipo de movimentação que seja obrigada a ser informada, a DCTF deve ser enviada sem movimentação. A entrega fora do prazo correto gera multa.

O que acontece se a Igreja não entregar a DCTF?

A ausência da entrega da DCTF gera multa. Mesmo que a igreja não possua movimentação, a DCTF deve ser entregue.

Porém a principal consequência da ausência de entrega da DCTF não é a multa. As Igrejas que não estão em dia com esta obrigação estão tendo seus CNPJs declarados como INAPTOS.

A inaptidão do CNPJ poderá gerar diversos efeitos negativos para as Igrejas, como: o impedimento de participar de novas inscrições, a possibilidade de baixa de ofício da inscrição, a invalidade da utilização da inscrição para fins cadastrais, a nulidade de documentos fiscais e a responsabilização dos dirigentes pelos débitos em cobrança.

Todas as regras sobre a Inaptidão podem ser acessadas através da Instrução Normativa RFB nº 1.634 de 2016.

Como fazer a DCTF?

A entrega da DCTF pode ser feita através do programa disponibilizado pela Receita Federal. Porém, é altamente recomendável que a entrega seja feita por um profissional capacitado.

O envio incorreto da declaração pode também gerar multas. Então, se você não tem experiência no envio da DCTF, fale conosco!

Minha Igreja está INAPTA: o que devo fazer?

A Igreja que estiver na condição de inapta poderá ter sua inscrição baixada. Por isso, procure regularizar sua igreja o mais rápido possível, para não perder o CNPJ! Se tem dúvidas sobre o assunto, fale conosco. Ou se preferir, nos chame no Whatsapp: 21 98556-6260.

Conclusão

É de extrema importância que os pastores percebam que a contratação de um escritório de contabilidade não é algo opcional. As Igrejas possuem obrigações e o não cumprimento pode gerar sérios problemas, como multas e até a baixa do CNPJ.

Para que as igrejas estejam em dia com suas obrigações legais, contar com a assessoria contábil especializada em igrejas é essencial.

Se você precisa regularizar a situação de uma Igreja, ou possui qualquer dúvida, entre em contato conosco através dos seguintes telefones: [21] 2667-1431 / 2161-4272 / WhatsApp: [21] 98556-6260. Ou acesse – Fale conosco.