4 Dicas para construir um Templo para uma Igreja Evangélica

Quando fala-se sobre abertura de uma Igreja Evangélica a maior preocupação de pastores é com o local que será utilizado para a realização das reuniões. Dúvidas e falta de informação relacionadas à aquisição, construção de imóveis e regularização estão sempre presentes no dia-a-dia do pastor que tem o projeto de construir uma Igreja.

É comum encontrarmos pastores que pensam ser mais fácil alugar um imóvel do que construir o próprio templo. Assim, muito grupos se reúnem em salões alugados ou residências de pastores.

Sabendo que a construção de uma Igreja demanda construir um lugar de Culto e que deve atender às necessidades básicas de uma Igreja Evangélica, listamos 4 dicas para você que pensa em construir a sua Igreja.

1. Faça tudo dentro das regras

Uma Igreja abriga uma pluralidade de pessoas. O espaço deve ser pensado para recepcionar todos os tipos de pessoas, desde crianças à idosos. Sendo assim, existem uma infinidade de regras a serem cumpridas!

Antes de iniciar uma reforma/construção, é importante saber quais os procedimentos devem ser seguidos. Procure a prefeitura municipal e busque as informações necessárias para iniciar a construção.

É importante também contar com a ajuda de um arquiteto e engenheiro. Construções de espaços que abrigam muitas pessoas devem seguir diversas regras de segurança.

É necessário também se ter um planejamento que pense no conforto e necessidades de todas as pessoas que vão frequentar sua Igreja. Tornando, assim, o bem-estar a sua prioridade maior.

Para tudo isso, é necessário se levar em conta como serão feitos os acessos ao Templo. Estacionamento, rampas de acesso, escadas, salas, portas e banheiros são os pontos que requerem maior atenção.

2. Faça uma construção de qualidade

Qualidade requer recursos! Por isso, é muito comum que as igrejas tenham dificuldade na construção do Templo. Sendo assim, a qualidade muitas vezes é deixada em segundo plano, porém, não priorizar a qualidade pode trazer problemas em um futuro próximo.

Hoje, temos várias novidades no ramo da construção civil que podem ter um custo um pouco mais alto, mas que podem gerar economia e velocidade na construção. Procure pesquisar sobre itens como Drywall, construção seca, tintas antimofo e impermeabilizações.

Serão investimentos mais altos no início, mas que terão uma vida útil muito maior. Afinal, construções e reformas em uma igreja nunca terminam!

3. Saiba administrar a construção

Uma boa administração é extremamente necessária para a conclusão de uma construção adequada. Por isso, tome cuidado com compras a prazo, pois as fontes de recursos das igrejas são sempre variáveis.

Independente do valor disponível para a realização do projeto e das expectativas finais, é preciso saber administrar os recursos disponíveis para que seja possível alcançar seu objetivo: construir sua Igreja.

4. Definir a fonte de recursos da construção

Na maioria das Igrejas os recursos utilizados são os dízimos e ofertas. Porém, isso não impede que pastores ou a diretoria decidam construir a Igreja com recursos financeiros pessoais. Aliás, é muito comum que pastores utilizem imóveis e recursos próprios na construção do Templo. É possível também a realização de empréstimos para a construção, seja de instituições financeiras ou até mesmo de pessoa física.

Quando a fonte de recursos são apenas os dízimos e ofertas, cabe ao tesoureiro da Igreja organizar e administrar todos os recursos, pois todas as construções precisam de reservas. Fique atento aos imprevistos também. Gastos extras são extremamente comuns em construções.

Precisa de ajuda para regularizar sua Igreja?

Se você precisa regularizar uma Igreja Evangélica, não deixe de ler o nosso Guia definitivo – Como abrir uma Igreja Evangélica. Nele, você vai se aprofundar mais no assunto e se preparar para organizar sua igreja. E melhor, o Guia é grátis!