fbpx

Blog

Atenção: Sua Igreja deve entregar a ECF até Julho/2019!

As Igrejas tem até 31 de julho de 2019, para realizar a entrega da ECF referente ao ano-calendário de 2018 e situações especiais de 2019. As igrejas que não cumprirem o prazo, receberão multa.

ECF: O que é?

A ECF (Escrituração Contábil Fiscal) faz parte da plataforma SPED. A ECF foi criada pela Receita Federal com o objetivo de substituir a DIPJ (Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica).

Esta declaração foi instituída pela Instrução Normativa RFB n° 1.422/2013 e passou a vigorar a partir do ano-calendário de 2014.

Preciso contratar um contador para declarar a ECF?

Como toda obrigação obrigação acessória, a ECF tem penalidades. A não apresentação da declaração na data prevista, ou a sua apresentação com omissão de informações ou com informações incorretas, sujeita as igrejas ao pagamento de multas.

Por isso a contratação de um escritório de contabilidade especializado em igrejas é de extrema importância.

Mas as igrejas não são isentas?

Embora estejam, isentas da cobrança do imposto sobre as suas arrecadações (dízimos e ofertas), as Igrejas não estão isentas da apresentação das informações para a prestação de contas junto ao FISCO. E a ECF é só uma dentre as obrigações acessórias que as igrejas possuem.

Como saber se minha igreja recebeu multa por não enviar declarações para a Receita Federal?

Se a sua igreja não possui assessoria contábil mensal há mais de um ano, provavelmente já possui multas a pagar. Isso acontece porque as igrejas possuem diversas declarações a serem entregues durante o ano.

As obrigações acessórias das igrejas podem variar de acordo com o porte da mesma. Dentre as obrigações, as mais comuns são: ECF, DCTF, RAIS, DIRF e SEFIP.

Precisa de ajuda para enviar a ECF da sua Igreja?

Mesmo se tratando de uma entidade imune e isenta, alguns pastores desconhecem as obrigações de sua igreja como pessoa jurídica.

Por isso, é de extrema importância contar com o auxílio de um escritório de contabilidade especializado em Igrejas Evangélicas, para que se evite problemas com multas.

Compartilhe este artigo!

Facebook
WhatsApp
ABRIR IGREJA
TERMO DE TRABALHO VOLUNTARIO
Entre em contato

E-mail:
comercial@contabilidadeparaigrejas.com

Telefones: 21 2667.1431
Whatsapp - 21 96485.9647

Quero receber uma ligação