Atenção: Sua Igreja deve entregar a ECF até Julho/2019!

As Igrejas tem até 31 de julho de 2019, para realizar a entrega da ECF referente ao ano-calendário de 2018 e situações especiais de 2019. As igrejas que não cumprirem o prazo, receberão multa.

ECF: O que é?

A ECF (Escrituração Contábil Fiscal) faz parte da plataforma SPED. A ECF foi criada pela Receita Federal com o objetivo de substituir a DIPJ (Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica).

Esta declaração foi instituída pela Instrução Normativa RFB n° 1.422/2013 e passou a vigorar a partir do ano-calendário de 2014.

Preciso contratar um contador para declarar a ECF?

Como toda obrigação obrigação acessória, a ECF tem penalidades. A não apresentação da declaração na data prevista, ou a sua apresentação com omissão de informações ou com informações incorretas, sujeita as igrejas ao pagamento de multas.

Por isso a contratação de um escritório de contabilidade especializado em igrejas é de extrema importância.

Mas as igrejas não são isentas?

Embora estejam, isentas da cobrança do imposto sobre as suas arrecadações (dízimos e ofertas), as Igrejas não estão isentas da apresentação das informações para a prestação de contas junto ao FISCO. E a ECF é só uma dentre as obrigações acessórias que as igrejas possuem.

Como saber se minha igreja recebeu multa por não enviar declarações para a Receita Federal?

Se a sua igreja não possui assessoria contábil mensal há mais de um ano, provavelmente já possui multas a pagar. Isso acontece porque as igrejas possuem diversas declarações a serem entregues durante o ano.

As obrigações acessórias das igrejas podem variar de acordo com o porte da mesma. Dentre as obrigações, as mais comuns são: ECF, DCTF, RAIS, DIRF e SEFIP.

Precisa de ajuda para enviar a ECF da sua Igreja?

Mesmo se tratando de uma entidade imune e isenta, alguns pastores desconhecem as obrigações de sua igreja como pessoa jurídica.

Por isso, é de extrema importância contar com o auxílio de um escritório de contabilidade especializado em Igrejas Evangélicas, para que se evite problemas com multas.

Se você precisa regularizar a situação de uma Igreja Evangélica ou possui qualquer dúvida, entre em contato conosco através dos seguintes telefones: [21] 2667-1431 / 2161-4272 / WhatsApp: 98556-6260. Ou acesse – Fale conosco.