fbpx

Blog

Cargo de confiança na igreja: quais cuidados ter?

Entenda como lidar com cargos de confiança em sua igreja

Saiba o que fazer para lidar, da forma correta, com cargos de confiança em sua igreja

Escolher aqueles que deverão ocupar cargos de confiança em uma igreja é algo de grande responsabilidade.

Sabendo disso, preparamos um artigo que vai ajudar você a entender melhor sobre estratégias as quais vão ajudar você a optar por alternativas que estejam de acordo com as expectativas e em conformidade com as funções as quais serão desempenhadas.

Isso posto, fique conosco até o final do nosso artigo, faça uma excelente leitura e entenda, de uma vez, como escolher cargo de confiança em sua igreja.

O que é um cargo de confiança?

Um cargo de confiança consiste em uma vaga muito importante para uma instituição religiosa, logo deverá ser ocupado por profissionais os quais estejam devidamente habilitados para a respectiva tarefa.

Isso acontece porque as pessoas que estarão à frente de um templo também o representarão diante da sociedade.

Sendo assim, qualquer conduta que não esteja de acordo com as doutrinas e os pensamentos da congregação poderá ter uma postura a qual poderá ser considerada imprópria, repercutindo, inclusive, nas crenças dos fiéis.

Dessa forma, é essencial que também, além de estar atento às competências administrativas ou outras requeridas pelo cargo, que se tenha um elevado senso moral e conduta ilibada.

Quais os principais cargos de confiança em uma igreja?

Esse é um assunto muito complexo, tendo em vista a diversidade das igrejas evangélicas existentes e as regras de organização presente em cada uma delas.

Sendo assim, para que se determine qual o cargo de confiança de uma igreja, é necessário saber como é o funcionamento da respectiva instituição.

Todavia, a gente pode fazer uma correlação com o que o trabalho tradicional entende como esse tipo de cargo.

Quem está instituído essas atribuições tem o poder necessário para dirigir, coordenar e realizar a fiscalização das atividades desenvolvidas nos templos.

Ainda, pode aplicar medidas disciplinares, suspensões e até mesmo expulsões, quando há a quebra de alguma regra.

Nesse sentido, o exercício do pastorado de uma denominação é um exemplo bastante claro de um cargo de confiança.

Por que você precisa ter cuidado quando se trata desse assunto?

Você já deve ter percebido a importância de escolher o líder certo para ocupar um desses cargos.

Nas próximas linhas, relacionamos algumas qualidade que são importantes.

É preciso saber gerir

Perceba que é necessário que aquele o qual irá ocupar a respectiva posição tenha um bom conhecimento administrativo e financeiro.

Isso permitirá lidar da maneira adequada com as finanças do templo, como controle sobre dízimos e ofertas, prestação de contas ao templo-sede, elaboração e implementação de controles que permitam transparência na divulgação de seus números.

É importante também saber lidar com a burocracia, ou mesmo entender como adquirir suporte para cumprir aspectos que estão presentes na legislação; no link abaixo, você conhecerá mais sobre como lidar com a burocracia com mais praticidade:

Também é preciso atenção quanto ao uso dos recursos destinados ao provimento das atividades da igreja, como, por exemplo, contratação de músicos, zeladores, sonoplastas, profissionais de TI, tesoureiros, dentre outros.

Além disso, é preciso compreender aspectos ligados à manutenção das estruturas do templo, como realização de expansões, reformas, decidir por alugar novos espaços, realização de eventos, destinação de recursos para adquirir materiais de limpeza etc.

Conhecer e viver a doutrina e o que as Escrituras determinam

Ele também será o responsável por divulgar a doutrina da denominação, elaborar os sermões os quais irão apresentar aos membros e congregados a maneira que se entende por adequada ao se comportar além dos limites da igreja.

Ainda, é fundamental considerar que o ocupante de um cargo de confiança deve ter sede de conhecer a Palavra de Deus, busque entender cada vez mais o Criador e esteja atento às suas responsabilidades junto à família.

Mas é importante lembrar que esse é um dos requisitos, é fundamental que, ao selecionar alguém para ocupar cargo de confiança, você possa se atentar a competências ligadas, principalmente, à administração e ao relacionamento interpessoal, tendo em vista que esses dois aspectos estarão presente de forma bastante próxima no dia a dia do selecionado.

Quais estratégias usar para escolher a pessoa certa para ocupar cargo de confiança?

Uma medida adotada por muitos é a criação de cursos específicos de formação de liderança.

Mas perceba que estar em um cargo de confiança em uma igreja é muito diferente de estar em um cargo de confiança em uma empresa.

Isso porque quem está à frente de um templo religioso precisa ter cuidado em suas ações não apenas ao estar nos púlpitos ou entre os fiéis e outras lideranças.

O exercício desse tipo de atividade é algo que se precisa considerar em todos espaços os quais frequentar, seja ao lidar com os integrantes da religião ou mesmo aqueles que não têm nenhuma relação com ela.

A todo o momento a pessoa que nele está investida estará servindo como exemplo de uma determinada denominação, sendo assim, é necessário que a pessoa esteja disposta a adotar esse comportamento específico.

Então, muito além do conhecimento teórico sobre doutrina, do que está na Bíblia, e de aspectos administrativos, é necessário viver o evangelho de Cristo e o que está contido no Livro Sagrado.

Lembrando que, ao passar da fase de escolha de quem ocupará esse cargo de confiança, você poderá ter de cumprir com burocracias presentes na legislação, assista ao vídeo abaixo e entenda como atender a essas exigências com mais segurança:

Contabilidade para Igrejas: apoio integrado para facilitar a gestão do seu templo

Como a gente pôde perceber, escolher o ocupante de um cargo de confiança é uma tarefa bastante complicada.

Todavia, pedindo orientação ao Criador e também seguindo as dicas que trouxemos em nosso material, você terá mais facilidade ao fazer isso em sua denominação.

Lembrando que nós, da Contabilidade para Igrejas, somos especialistas em templos religiosos e vamos ajudar você a atender à burocracia com mais facilidade, a fim de que tenha mais tempo para se dedicar a cuidar de suas ovelhas.

Clique no link abaixo, converse com a gente e conheça de perto as vantagens de contar com o nosso suporte!

Preciso de ajuda para lidar com a burocracia ligada à gestão da igreja!

Summary
Cargo de confiança na igreja: quais cuidados ter?
Article Name
Cargo de confiança na igreja: quais cuidados ter?
Description
Entenda como lidar com cargos de confiança em sua igreja. Leia agora mesmo mais informações em nosso artigo e fique por dentro!
Author
Publisher Name
Contabilidade para Igrejas
Publisher Logo

Compartilhe este artigo!

Facebook
WhatsApp
ABRIR IGREJA
TERMO DE TRABALHO VOLUNTARIO
Entre em contato

E-mail:
comercial@contabilidadeparaigrejas.com

Telefones: 21 2667.1431
Whatsapp - 21 96485.9647

Quero receber uma ligação