4 dicas para gerenciar uma Igreja Evangélica

GERENCIAR IGREJA

Gerenciar uma Igreja Evangélica é uma grande responsabilidade. Não só espiritual mas também uma responsabilidade jurídica. Para gerenciar uma Igreja Evangélica, o pastor deve ter conhecimento sobre diversos assuntos, como Legislação que envolve as Igrejas Evangélicas, Finanças e Gestão de pessoas.

Pensando nisso, listamos 4 dicas para que você saiba como gerenciar uma igreja.

1.Sempre que possível, mantenha uma reserva financeira

A arrecadação de recursos financeiros de uma Igreja Evangélica é algo muito imprevisível, pois depende de diversos aspectos como economia, comprometimento dos membros, períodos de férias, entre outros.

Por isso, sempre que possível, mantenha uma reserva financeira para períodos em que a arrecadação da Igreja estiver em baixa.

Procure evitar parcelamentos de longo prazo e que comprometam uma parte relevante da receita. Pois imprevistos podem acontecer.

2.Divida as tarefas com a liderança

Um pastor precisa estar atendo a diversas questões. Porém, centralizar todas as decisões em uma só pessoa pode ser um risco.

Muitos pastores possuem emprego secular e acabam ficando sobrecarregados, deixando de lado questões importantes que envolvem a gestão da Igreja.

Sempre que possível, divida as responsabilidades com a liderança da Igreja. Mas fique atento! Peça relatórios do que está sendo feito para evitar problemas e surpresas no futuro.

3.Legalizar a Igreja é Essencial

Infelizmente, legalizar uma Igreja nem sempre é uma das prioridades dos dirigentes. Porém, uma Igreja legalizada permite uma maior tranquilidade e credibilidade aos membros.

Veja como legalizar uma Igreja Evangélica neste artigo.

4.Utilize um sistema de gestão para Igrejas

A falta de uma ferramenta que facilite a gestão é um dos motivos para que muitas Igrejas não consigam manter sua contabilidade em dia!

Outro problema muito comum é a falta de informações sobre os membros da Igreja, pois os registros nunca estão completos.

Hoje, o uso de softwares em nuvem possibilitam que as informações sejam acessadas a qualquer hora e qualquer lugar, permitindo um maior controle gerencial por parte do Pastor e do Tesoureiro.

Você conhece o Contabilidade para Igrejas?

O Contabilidade para Igrejas é uma Assessoria Contábil especializada em Igrejas Evangélicas que atende a todo o Brasil, através de uma plataforma financeira gratuita, que permite que Pastores e Tesoureiros tenham acesso em tempo real e de qualquer lugar às informações financeiras da Igreja.

O Contabilidade para Igrejas permite uma redução significativa dos custos com Assessoria Contábil e com software de gestão financeira, pois reúne tudo em um só lugar!

 

Marcelo Dias on FacebookMarcelo Dias on Linkedin
Marcelo Dias
Fundador do Contabilidade para Igrejas e sócio da Étika Soluções Consultoria Contábil
Cristão, Carioca, Formado em Redes de Computadores, mas apaixonado por Gestão e Futebol! Em 2011 me juntei à minha esposa na Étika Soluções Consultoria Contábil e em 2017 fundamos o Contabilidade para Igrejas, uma Assessoria Contábil especializada em Igrejas Evangélicas. Desde então, nos dedicamos a ajudar Igrejas Evangélicas a se manterem regularizadas.