Diploma de Pastor: Preciso de um para ser Presidente de uma Igreja?

O Diploma de Pastor é necessário para que eu seja presidente da minha igreja? O pastor precisa de graduação superior em Teologia para abrir sua própria igreja?

diploma de pastor

Frequentemente somos questionados sobre esse assunto, pois muitos cristãos possuem dúvidas sobre quem pode ser consagrado pastor.

Por isso, vamos tratar neste artigo sobre a credencial de pastor e sobre quem pode ser consagrado pastor.

Diploma de Pastor: o que é um Ministro de Confissão Religiosa?

O Ministro de Confissão Religiosa nada mais é que a pessoa que realiza celebrações, liturgias, ritos e cultos, formando pessoas de acordo com suas crenças religiosas, sejam elas cristãs ou não.

Em resumo, o Ministro de Confissão Religiosa pode ser chamado de diferentes maneiras, variando em cada religião como: Pastor, Padre, Rabino, entre outros.

Mas no caso de Igreja Evangélica, é necessário Diploma de Pastor?

Diploma de Pastor: vocação ou qualificação?

Nos dias atuais, é muito comum encontrarmos instituições de ensino e até mesmo organizações religiosas que ministram cursos na área de Teologia.

Pois sua liderança entende que além do preparo espiritual, é necessário também um aprimoramento intelectual.

Os cursos em questão visam capacitar seus obreiros para o cumprimento de suas funções eclesiásticas como ensino, aconselhamento, ministrações, entre outros.

Nos seminários ou nas faculdades que ministram o curso de Teologia, o aluno estuda matérias como língua portuguesa, hebraico, grego, Antigo Testamento e Novo Testamento, história da Bíblia, administração eclesiástica, psicologia, etc.

Porém, não existe no Brasil exigência legal por parte do MEC quanto a formação em Teologia para que o Ministro de Confissão Religiosa assuma qualquer cargo em uma Igreja.

Minha Igreja solicitou meu Diploma de Pastor: o que fazer?

É muito comum, quando se trata de uma transferência de um membro de uma igreja para outra, principalmente quando se trata de um pastor, que a Igreja em questão solicite o Certificado de Pastor.

Isso ocorre devido ao zelo que muitos líderes possuem com sua Igreja. E, embora não exista nenhuma exigência por parte da legislação brasileira sobre a necessidade de um diploma de pastor, também não existe nenhuma obrigação por parte de nenhuma organização religiosa de acatar os cargos exercidos por uma pessoa em outra igreja.

Por isso, é muito comum que, em caso de transferência entre igrejas, que a igreja atual solicite que o Pastor passe por um curso de reciclagem, ministrando até mesmo as doutrinas desta igreja.

Quero abrir minha própria igreja: o que é necessário?

Como vimos anteriormente, não é necessária nenhuma formação acadêmica para ser pastor ou abrir uma Igreja no Brasil. Porém, a abertura de uma igreja precisa seguir algumas regras como:

• Elaboração de Estatuto adequado com as regras da sua Igreja;
  • Formação de uma diretoria responsável pela instituição;
  • A abertura de um CNPJ;
  • Obter licença de funcionamento;
  • Manter as obrigações contábeis em dia.

Se você pretende abrir uma igreja, recomendamos que você leia o nosso Guia Definitivo: Como abrir uma Igreja Evangélica. Nele, você encontrará tudo o que é necessário para abrir seu próprio ministério.

Conclusão: Para ser pastor precisa fazer Teologia?

Como vimos, o Diploma de Pastor não é obrigatório por Lei.

Porém, é muito importante que o Ministro de Confissão Religiosa se capacite para ministrar e cuidar de pessoas.

Inegavelmente, o curso de Teologia pode ser usado como um dos requisitos para ser pastor visando a preparação e capacitação do líder.

E se você pretende abrir uma Igreja Evangélica, sua maior preocupação deve ser regularizar sua igreja, cumprindo todas as leis do Brasil e evitando que a mesma seja multada ou até mesmo impedida de realizar seus cultos.

Portanto, se você ainda tem dúvidas sobre as obrigações legais de uma Igreja Evangélica, clique aqui e entre em contato conosco!