4 maneiras de aumentar a arrecadação da sua Igreja

A arrecadação de dízimos e ofertas é essencial para o crescimento de uma Igreja. Pois é através destes recursos que a Igreja pode investir em estrutura física, discipulado, missões, entre outros.

Entretanto, manter uma regularidade e uma previsibilidade de arrecadação é um desafio para grande parte das igrejas, sobretudo as que estão iniciando suas atividades e as que estão localizadas em regiões menos favorecidas.

Por isso, neste artigo vamos listar 4 dicas para aumentar a arrecadação da sua Igreja, possibilitando que mais pessoas possam ser alcançadas e transformadas pelo Evangelho.

Seja transparente

A primeira dica é: seja sempre transparente! É natural que as pessoas se sintam mais confiantes a contribuir quando existe transparência em tudo o que é feito.

Por isso, no dia a dia procure deixar muito claro tudo o que está sendo feito com os recursos arrecadados. Fale dos investimentos que estão sendo feitos.

Se possível, crie uma comissão para opinar sobre novos projetos e investimentos. Tudo isso pode ajudar a fazer com que os membros se sintam parte do que está sendo feito e, assim contribuam de coração aberto.

Estabeleça metas de arrecadação com sua membresia

Quando o assunto é arrecadação de dízimos e ofertas, planejamento é tudo! Porém, o pastor não deve planejar tudo sozinho, pois os membros da igreja sempre são os maiores beneficiados por tudo o que acontece na comunidade.

Por isso, envolva os membros no planejamento e estabeleça metas bem específicas como: compra de um imóvel, reforma de um espaço, investimento em material didático, etc.

Ao estabelecer metas com a ajuda dos membros, eles vão se sentir parte do projeto e certamente vão contribuir para o crescimento da igreja.

Tenha uma cantina ativa

As cantinas são uma ótima fonte de arrecadação para igrejas, principalmente para as que estão iniciando suas atividades. Isso ocorre devido a dois fatores.

Em primeiro lugar, as cantinas geralmente recebem muitas doações e tudo o que é preparado acaba tendo um baixo custo. Por isso, incentive as doações para a cantina.

Em segundo lugar, a cantina supre a necessidade dos membros da igreja. Geralmente, aos domingos, muitas pessoas passam muito tempo servindo a comunidade.

E para atender a necessidade destes membros, sua igreja pode oferecer café, lanches, almoço, sobremesas, etc. Com isso, sua igreja sofrerá um aumento na arrecadação e seus membros passaram mais tempo servindo a comunidade, promovendo o crescimento da mesma.

Apoie o empreendedorismo

A melhor maneira de crescer financeiramente é através do empreendedorismo. Portanto, incentive seus membros a empreenderem.

Crie palestras, cursos, reuniões que promovam a capacitação dos seus membros. Outra ideia interessante é promover as empresas dos membros da comunidade, possibilitando que os membros façam negócios entre si e prosperando ainda mais a comunidade.

Se a sua igreja possuir empresários como membros, eles terão maior capacidade de contribuição e networking, podendo também gerar empregos para os próprios membros da sua comunidade. É um ciclo virtuoso!

Cuidados que uma igreja deve ter com a arrecadação

Infelizmente, muitos pastores desconhecem as obrigações de uma igreja. O fato das igrejas serem imunes e isentas ao pagamento de impostos faz com que muitos entendam que a igreja não possui obrigações.

Em primeiro lugar, para que uma igreja esteja regularizada junto ao governo, é necessário que a mesma possua um CNPJ de organização religiosa.

Em segundo lugar, não basta abrir um CNPJ. Sua igreja precisa, mensalmente, contabilizar todas as suas despesas e receitas, devidamente checadas e aprovadas por um contador.

Por fim, o contador deve enviar para órgãos como Receita Federal, Ministério do Trabalho e Previdência, informações sobre a sua Igreja.

Portanto, as igrejas que não cumprem essas obrigações recebem multas e podem até mesmo ter seu CNPJ declarado com inapto.

Conclusão

O aumento da arrecadação de dízimos e ofertas certamente vai possibilitar que a sua igreja alcance a vida de mais pessoas e cresça de maneira saudável.

Porém, as igrejas devem ser exemplo na comunidade, deixando sempre tudo muito transparente e, é claro, estando regularizada!

Por isso, é muito importante contar com uma assessoria contábil especializada em regularização de Igrejas. Se você precisa regularizar sua igreja, entre em contato conosco!

Guia Completo: Como abrir uma Igreja Evangélica

Se você pretende abrir uma Igreja Evangélica, não deixe de ler o nosso Guia definitivo – Como abrir uma Igreja Evangélica. Nele, você vai se aprofundar mais no assunto, evitando qualquer tipo de problemas no futuro. E melhor, o Guia é grátis!

WhatsApp - 21 98556-6260