fbpx

Conta digital para igrejas: é possível abrir uma?

Conta digital para igrejas é possível abrir uma

Abrir conta digital para igrejas: é possível? Essa é uma dúvida muito comum relacionada à abertura de conta bancária para igrejas.

Portanto, neste artigo, vamos explicar as questões relacionadas abaixo:

  • Igreja é obrigada a ter conta bancária?
  • Quais bancos digitais abrem conta para igrejas?
  • Quais os documentos necessários para abrir conta bancária de igreja?
  • Como sua igreja pode se beneficiar ao abrir uma conta bancária?

Igreja é obrigada a ter conta bancária?

Em primeiro lugar, não existe nada em vigor em nossa legislação que obrigue uma Igreja a realizar a abertura de conta bancária.

Sendo assim, cabe aos administradores da igreja, que geralmente são membros da diretoria, decidirem sobre a necessidade de abrir uma conta bancária para sua igreja.

Porém, uma vez que se decida por não abrir a conta bancária para a sua igreja, não é possível utilizar a conta bancária dos membros da igreja, mesmo que sejam o pastor presidente ou o tesoureiro, para depositar os valores recebidos e para efetuar o pagamento dos boletos.

Sendo assim, a utilização de conta bancária de pessoa física para realizar as movimentações financeiras da igreja, mesmo que os titulares sejam membros da mesma, pode resultar em complicações tanto para a igreja quanto para o titular da conta.

Neste caso, a Igreja pode ser notificada por sonegação e o titular da conta bancária pode ser tributado, tendo em vista que o valor depositado em sua conta é caracterizado como renda.

PLANILHA PARA IGREJAS BAIXE GRÁTIS

Em segundo lugar, uma vez definido que a igreja irá realizar a abertura da conta bancária, a diretoria deve definir quais são as melhores opções para abertura da conta bancária.

E neste ponto, surge outra dúvida: abrir uma bancária em um banco tradicional ou abrir conta digital para igrejas?

Abrir Conta Digital para igrejas é a melhor opção?

Diante da grande quantidade de opções para abertura de conta bancária, muitos ficam em dúvida se abrir conta digital para igrejas é a melhor opção. Por isso, listamos abaixo algumas vantagens:

Conta Digital para Igrejas: Menores custos

Em resumo, bancos digitais não cobram taxa de manutenção e mensalidade de conta. Além disso, existe também a possibilidade de realização de transferências bancárias através de PIX.

Menor burocracia para abrir Conta Digital para Igrejas

De maneira geral, abrir conta em um banco digital é simples, rápido e seguro. O processo pode ser feito através de celular.

Após o envio de documentos e preenchimento do formulário, alguns bancos digitais liberam a conta imediatamente. Além disso, muitos bancos permitem a liberação de cartão de crédito, o que pode facilitar muito a gestão da igreja.

Maior comodidade ao abrir Conta Digital para Igrejas

A princípio, a grande vantagem dos Bancos Digitais está relacionado ao atendimento, que é realizado por canais como aplicativo, chat, telefone ou até mesmo WhatsApp.

Além disso, todas as operações financeiras, como investimentos, transferências, pagamento de contas, entre outras, também são realizadas por meio do aplicativo do banco.

Quais os Bancos Digitais abrem conta para Igrejas?

Em primeiro lugar, para abrir conta digital para Igrejas, é preciso verificar se o banco digital realiza abertura de conta bancária para Pessoas Jurídicas, conhecidas como PJ.

Hoje, temos uma infinidade de bancos digitais, mas nem todos eles realizam abertura de conta bancária para PJ. Além disso, embora alguns bancos realizem a abertura de conta PJ, muitos deles se negam a abrir conta digital para Igrejas.

Portanto, para facilitar o atendimento dos nossos clientes, nós, do Contabilidade para Igrejas, fizemos uma parceria com o Banco Cora, que promove benefícios exclusivos para nossos clientes. Para saber mais detalhes, basta clicar no link abaixo:abrir conta digital para igrejas

Quais os documentos necessários para abrir uma conta digital para igrejas?

Em resumo, a lista de documentos para abertura de conta bancária para igrejas pode variar de acordo com cada banco.

Veja a lista de documentos necessários para abrir conta digital para igrejas:

  • CNPJ;
  • Estatuto atualizado e registrado em cartório;
  • Ata de Fundação e da última Eleição registradas em cartório;
  • RG, CPF e Comprovante de Residência dos Representantes Legais da Igreja;
  • Declaração de Arrecadação dos 12 últimos meses, fornecida pelo contador.

A menos que o estatuto da sua igreja mencione o contrário, de maneira geral, o pastor presidente e o tesoureiro são os responsáveis por abrir e movimentar a conta bancária em nome da igreja. Porém, é necessário verificar o que o estatuto da sua igreja menciona sobre este assunto.

Todavia, só é possível abrir conta bancária para igrejas que se encontram com o CNPJ em situação regular perante o FISCO.

Sendo assim, as Igrejas que estiverem com seu CNPJ declarado como Inapto estão impedidas de abrir conta bancária, pois não cumpriram suas obrigações fiscais junto ao governo.

Portanto, se a sua igreja ainda não tem CNPJ ou, possui CNPJ mas que se encontra com alguma irregularidade, entre em contato conosco para regularizar todas as pendências antes de tentar abrir uma conta bancária.

Quais os benefícios de abrir conta digital para igrejas?

Então, dentre os principais benefícios associados a abertura de conta digital para igrejas, podemos destacar:

  • Facilita o recebimento de dízimos e ofertas: As igrejas que possuem conta bancária podem receber os dízimos e ofertas por meios digitais de pagamento, como PIX e cartões de crédito e débito.
  • Permite o parcelamento de eventos: Com uma conta bancária, as igrejas podem ter acesso a máquinas de cartão de crédito. Dessa maneira, sua igreja pode facilitar o pagamento de eventos como Congressos, Seminários, acampamentos, etc.
  • Acesso a crédito e financiamentos: Com uma conta bancária e contabilidade regularizada, as igrejas podem ter acesso a opções de crédito e financiamento, obtendo recursos para investir na na construção e reforma do templo, da compra de veículos, entre outros.
  • Pagamentos: Por fim, com uma conta bancária digital, as igrejas podem realizar seus pagamentos sem a necessidade de comparecimento a uma agência bancária.

Contabilidade para Igrejas: Cuidados ao abrir uma conta bancária

Em resumo, a abertura de uma conta bancária para igrejas não é obrigatória, mas é extremamente recomendada, pois facilita a gestão dos recursos financeiros da igreja.

Porém, o que muitos pastores e tesoureiros não sabem é que as igrejas possuem diversas obrigações junto ao FISCO, e entre elas está o envio de toda as informações financeiras da igreja, que incluem as informações de entrada e saída de valores, sejam em dinheiro ou através de conta bancária.

Portanto, sua igreja deve contar com uma assessoria contábil especializada em Igrejas, pois isso é fundamental para manter sua igreja em dia com o FISCO.

Por isso, se você tem dúvidas sobre como manter sua igreja regularizada, clique aqui e entre em contato conosco para que possamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre como manter a sua igreja em dia com as suas obrigações junto ao governo e manter as suas atividades de maneira tranquila.

abrir conta digital para igrejas

PLANILHA PARA IGREJAS BAIXE GRÁTIS
ABRIR IGREJA
TERMO DE TRABALHO VOLUNTARIO

Compartilhe este artigo!

Facebook
WhatsApp
Entre em contato

E-mail:
comercial@contabilidadeparaigrejas.com

Telefones: 21 2667.1431
WhatsApp - 21 98556-6260

Quero receber uma ligação

Escritório de Contabilidade Barra da Tijuca - RJ

Condomínio Le Monde Office

Av. das Américas, 3500 – Bloco 7 – Sala 617 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22640-102

Escritório de Contabilidade Nova Iguaçu - RJ

Edifício Rossi Via Office

Rua Iracema Soares Junqueira, 85 – Sala 513 – Centro – Nova Iguaçu – RJ – 26210-260

plugins premium WordPress