Esposa do pastor pode ser vice-presidente da Igreja?

Esposa de pastor pode ser Vice-Presidente de uma Igreja? Se você pretende abrir uma igreja, provavelmente você tem essa dúvida.

Pois é muito comum que um Ministério se inicie na residência do pastor e sua esposa. Por isso, parece muito natural que ambos sejam membros ativos na diretoria da Igreja.

Então vamos responder neste artigo se a esposa do pastor pode ser Vice-Presidente de uma Igreja.

Como formar uma Diretoria?

O primeiro passo para abrir uma igreja é formar uma diretoria, que pode ser uma tarefa muito complexa. Pois encontrar pessoas disponíveis e comprometidas com as tarefas administrativas não é algo simples. Para lhe auxiliar, elaboramos este artigo para responder as seguintes perguntas:

• Esposa de pastor pode ser Vice-Presidente de uma Igreja?
  • De quantas pessoas preciso para formar a diretoria de uma Igreja?
  • Quais são os cargos necessários para formar uma diretoria?

De quantas pessoas preciso para formar a diretoria de uma Igreja?

Grande parte das igrejas antigas possuem pelo menos seis membros na diretoria. Além da diretoria em si, muitas igrejas possuem outros órgãos administrativos como Conselho Fiscal e Eclesiástico.

Fato é que quanto maior a quantidade de cargos, mais complexo pode ser preencher esses cargos com pessoas capacitadas, comprometidas e confiáveis para exercer essas funções tão importantes.

Em primeiro lugar, não existe na legislação brasileira uma lei que determine uma quantidade exata de membros e cargos para diretoria. Em segundo lugar, você deve basear a quantidade de pessoas necessárias para a formação da diretoria de acordo com a necessidade da sua igreja.

Portanto, diante deste cenário, devemos nos basear no regime de governo eclesiástico da sua igreja para escolher a quantidade de membros da diretoria.

Em Igrejas com o Regime de Governo Episcopal, em que as decisões são tomadas pelo pastor presidente, formar a diretoria com poucas pessoas talvez seja a melhor opção. Em suma, este modelo centraliza a tomada de decisões no presidente, o que facilita a administração da igreja.

Já em Igrejas em que as decisões são tomadas por um grupo de pessoas ou de líderes, é comum que a diretoria possua uma quantidade maior de membros. Tudo vai depender do tipo de governo eclesiástico escolhido na elaboração do estatuto.

Portanto, concluímos que não existe problema algum na participação de uma esposa de pastor nas diretoria.

Em Comunidades e Ministérios independentes, é muito comum que apenas o pastor e sua esposa componham a diretoria, sem haver a necessidade de se realizar eleições periodicamente.

Quais os cargos são necessários para formar uma diretoria?

Os cargos mais comuns na composição de diretoria de uma igreja são os de Presidente, Vice-Presidente, Tesoureiros e Secretários.

Além disso, podemos utilizar outras nomenclaturas como Diretor, Diretor Adjunto ou Representante, desde que se destaque quem deve ser o representante legal da Igreja.

Posso diminuir o número de membros da diretoria de uma Igreja que já está aberta?

Devido a falta de orientação, muitos pastores utilizam modelos de Estatuto encontrados na internet. Este é um grande erro que pode trazer problemas sérios para a Igreja e até mesmo para o pastor.

Constantemente, recebemos Igrejas em nosso escritório que possuem um Estatuto que não está de acordo com a forma de administração adotada no seu dia a dia.

Em muitos casos, por não saber que esposa de pastor pode fazer parte da diretoria, o pastor compõe a diretoria da igreja com muitas pessoas, que na realidade, não exercem nenhuma função no dia a dia e foram colocados nos cargos apenas para preencher uma exigência do cartório.

Portanto, em casos como este, é possível reduzir a quantidade de pessoas na diretoria, através de uma Reforma Estatutária. Sendo assim, para abrir uma Igreja, é muito importante saber como elaborar um estatuto de maneira correta.

Quer regularizar uma Igreja Evangélica?

Agora que você sabe que esposa de pastor pode fazer parte da diretoria, você pode regularizar sua igreja com mais tranquilidade!

Se você precisa regularizar uma Igreja Evangélica, não deixe de ler o nosso Guia definitivo – Como abrir uma Igreja Evangélica. Nele, você vai se aprofundar mais no assunto e se preparar para organizar sua igreja. E melhor, o Guia é grátis!