Tipos de Governo Eclesiástico

As Igrejas Evangélicas possuem diversos tipos Governo Eclesiástico. Sendo assim, o Governo Eclesiástico de uma Igreja Evangélica deve se adequar a denominação evangélica porque cada uma possui suas particularidades e formas de administração.

O Estatuto de uma Igreja Evangélica, deve seguir o modelo de administração eclesiástica utilizada pela denominação da Igreja. Dentre as formas de governo, citamos as seguintes:

Governo Eclesiástico Episcopal

Esse modelo centraliza as decisões na pessoa do presidente da Igreja. É muito frequente, principalmente em Igrejas pequenas. Nessas o pastor responsável por tomar a decisões, já que não possui líderes capacitados para tomar as decisões. Além disso, muitos pastores também utilizam de recursos próprios para aplicar na Igreja.

No Governo Episcopal tudo é resolvido de forma mais ágil porque dá ao presidente total poder de decisão. Devido a isto, o mesmo deve sempre manter todas as suas decisões esclarecidas, a fim de evitar qualquer tipo de questionamento por parte dos membros.

Governo Eclesiástico Congregacional

Nesse modelo o governo é atribuído a uma Assembléia Geral. Todos os membros em comunhão possuem direito de voto sobre questões que vão desde a reforma da Igreja até a eleição da diretoria.

Um ponto negativo desse regime de governo é exatamente o poder que é dado aos membros. Permitir a criação de grupos políticos e dar aos mesmos o poder pode destituir o pastor da sua função. Em casos mais simples, como a aprovação de uma reforma, a vontade da maioria prevalece, impedindo que o planejamento estabelecido pelo pastor da Igreja seja concretizado.

A demora na tomada de decisão também é um fator negativo, pois qualquer decisão depende da quantidade de membros presentes e da votação da maioria. Por conta disso, muitas igrejas que utilizam o regime de governo congregacional, estão criando uma espécie de conselho. Nesse conselho os líderes tratam de alguns assuntos e, só após essa reunião, levam à Assembléia.

Governo Eclesiástico Presbiterial

A administração é exercida por um conselho para, em conjunto, governar a Igreja. Nesse regime de governo, um grupo de líderes eleitos pela Igreja toma as decisões. Eles podem, assim, impedir a participação de membros que talvez não estejam preparados para tratar de alguns assuntos.

Vale ressaltar que a disponibilidade dos membros do conselho é de extrema importância. A falta da mesma pode atrapalhar a tomada de decisão, deixando o pastor de mãos atadas.

Mas em que o tipo de Governo Eclesiástico influencia?

O tipo de Governo Eclesiástico influencia diretamente na elaboração do Estatuto da Igreja. É nele que deve estar discriminado a forma de governo e administração da Igreja. Antes de abrir uma Igreja Evangélica, é importante que os responsáveis pela abertura decidam todos os detalhes importantes.

É muito comum recebermos Igrejas que não elaboraram um estatuto de forma adequada, obrigando a Igreja a elaborar uma Reforma Estatutária, gerando custos desnecessários.

Para isso, é de extrema importância contar com a ajuda de um escritório de contabilidade, para que se evite multas e problemas para a instituição e seus dirigentes.

Se você precisa regularizar a situação de uma Igreja Evangélica, ou possui qualquer dúvida, entre em contato conosco através dos seguintes telefones: [21] 2667-1431 / 2161-4272 / 98556-6260. Ou acesse – Fale conosco.