Como tirar um CNPJ de uma Igreja Evangélica

CNPJ IGREJA

Como tirar um CNPJ de uma Igreja Evangélica

Se você pretende tirar um CNPJ de uma Igreja Evangélica, leia este artigo e saiba como proceder.

Como tirar um CNPJ de uma Igreja Evangélica: Passo a passo

Planejamento

Antes de tirar um CNPJ de uma Igreja Evangélica, o fundador da Igreja, que em geral é o Pastor Presidente, deve ter em mente diversos detalhes, como:

• Forma de Governo da Igreja;
  • Número de membros da Diretoria;
  • Sede da Igreja;
  • Nome do Ministério;

documentação

O segundo passo para tirar um CNPJ de uma Igreja Evangélica deve ser elaborar um Estatuto Social que seja fiel a forma de funcionamento da Igreja.

É muito comum recebermos em nosso escritório, Igrejas com seus Estatuto Sociais que não transparecem aquilo que realmente acontece no dia a dia da Igreja.

Ter um Estatuto Social bem elaborado pode evitar diversos problemas jurídicos. Por isso, busque o auxílio de um profissional especializado para a elaboração do Estatuto Social.

Registro em Cartório

O terceiro passo para tirar um CNPJ de uma Igreja Evangélica é efetuar o registro em uma Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas da Ata de Fundação e do Estatuto Social.

Tirar CNPJ

Após a elaboração e registro em Cartório Civil de Pessoa Jurídica do Estatuto Social e da Ata de Fundação, a documentação deve ser encaminhada para a Receita Federal juntamente com a solicitação de CNPJ.

Nesse momento, o processo de abertura da Igreja passa a ser mais burocrático, pois será necessário preencher um requerimento de solicitação do CNPJ, o que requer conhecimento técnico.

Por ser um processo burocrático e demorado, é muito importante se contar com a ajuda de um de um escritório de contabilidade especializado.

Diferentemente do que muitos pensam, ser responsável jurídico por uma Igreja Evangélica é algo muito sério.

Por isso, deve se ter muito cuidado na elaboração do Estatuto Social e na eleição da diretoria da Igreja.

Guia Completo: Como abrir uma Igreja Evangélica

Se você pretende abrir uma Igreja Evangélica, não deixe de ler o nosso Guia definitivo – Como abrir uma Igreja Evangélica. Nele, você vai se aprofundar mais no assunto, evitando qualquer tipo de problemas no futuro. E melhor, o Guia é grátis!