Neste artigo, você verá:
TogglePreciso de um contador para abrir uma Igreja?
Abrir e manter uma Igreja não é fácil!
Nos dias de hoje, grande parte dos pastores de Igrejas Evangélicas, além de se dedicarem ao ministério, possuem emprego secular, o que torna a rotina de um pastor algo muito desgastante.
Pastorear requer tempo e dedicação a diversos assuntos como estrutura da Igreja, dúvidas de membros da igreja, preparação dos cultos e.. contabilidade!
Isso mesmo! Um pastor deve estar atento as questões contábeis e financeiras da Igreja.
Porém, recebemos constantemente em nosso escritório Igrejas com sua situação contábil desorganizada, por conta da falta de tempo e entendimento de seus responsáveis sobre as obrigações legais de uma Igreja.
A origem dos problemas
Igrejas que estão em início de atividades, normalmente passam por dificuldades financeiras, pois possuem poucos membros e, consequentemente, uma arrecadação financeira muito pequena.
Por isso, é muito comum que pastores e líderes de ministérios busquem regularizar suas Igrejas por conta própria, sem o auxílio de um profissional especializado, que neste caso é o contador.
Porém, esse é um grande erro, pois uma Igreja deve mencionar toda a sua forma de funcionamento no seu Estatuto Social.
Por falta de conhecimento, diversas igrejas buscam modelos prontos de estatuto na internet e os utilizam para registar sua Igreja. Por conta disso, seu estatuto não traduz o que realmente acontece no dia a dia da igreja.
Problemas na Contabilidade: Multas por ausência de declaração
Outra decisão que costuma gerar muitos problemas é deixar de lado as obrigações contábeis da Igreja.
Alguns pastores, por conta de dificuldades financeiras, optam por não contratar um escritório de contabilidade.
Existe outra situação bastante comum: sempre existe aquele irmão, que trabalha em uma empresa no setor de contabilidade, que com boa vontade, se coloca à disposição para ajudar nesta parte.
Porém, esses casos quase sempre trazem problemas.
Pois, por mais que o membro tenha ótimas intenções, por conta de suas atividades pessoais e profissionais, provavelmente ele não estará completamente dedicado à cuidar da vida contábil da Igreja.
Como consequência disto, toda a vida contábil da Igreja fica desorganizada, gerando multas e divergências nos relatórios financeiros da igreja.
Concluímos que: Sua Igreja precisa de um Contador!
Por ser um processo burocrático, é muito importante se contar com a ajuda de um escritório de contabilidade para cuidar dos aspectos legais da sua Igreja.
Diferentemente do que muitos pensam, ser responsável jurídico por uma Igreja Evangélica é algo muito sério.
Se você pretende abrir uma Igreja Evangélica, não deixe de ler o nosso Guia definitivo – Como abrir uma Igreja Evangélica.
Nele, você vai se aprofundar mais no assunto, evitando qualquer tipo de problemas no futuro. E melhor, o Guia é grátis!