Registrar uma Igreja é um assunto que gera dúvidas em muitos pastores. Recebemos constantemente contato de pastores e membros de igrejas evangélicas solicitando informações sobre o registro e abertura de Igrejas. Por isso, resolvemos listar as principais dúvidas sobre como registrar uma Igreja Evangélica. Confira:
1.Quem pode abrir uma Igreja Evangélica?
Não existe nenhum impedimento legal quanto à formação ou qualificação dos membros para registrar uma Igreja Evangélica. A única exigência legal é de que o membro que participar da diretoria não possua nenhum impedimento legal para ser um administrador de uma pessoa jurídica, seja por lei especial ou por condenação de qualquer crime.
2.Quantas pessoas são necessárias para registrar uma Igreja Evangélica?
Hoje, no Rio de Janeiro por exemplo, consegue-se registrar uma Igreja Evangélica com no mínimo dois membros na diretoria, que ocuparão os cargos de Presidente, Tesoureiro e Secretário. Neste caso, um dos membros deverá acumular dois cargos.
3.Quais são os cargos da diretoria de uma Igreja Evangélica?
Os cargos da diretoria de uma Igreja são os seguintes: Presidente, Vice-Presidente, Tesoureiro, Secretário. Caso julgue necessário, a Igreja pode criar os cargos de 2º Tesoureiro e 2º Secretário.
4.Qual a idade mínima para participação na diretoria?
A idade mínima para participação na diretoria de uma Igreja Evangélica é de 18 anos.
5.Uma pessoa com nome sujo pode participar da diretoria de uma Igreja?
Sim. Porém, a Igreja que tiver em sua diretoria membro com restrição pode ter problemas para a abertura de conta corrente junto ao banco.
6.Quanto tempo leva o processo de abertura de uma Igreja?
Em geral, o processo, que inclui registro em cartório e solicitação de CNPJ, leva cerca de 30 dias. Porém, o tempo necessário para registrar uma Igreja Evangélica pode variar de acordo com a sua cidade.
7.Preciso de um contador para registrar uma Igreja?
A princípio, não! Porém, por ser um processo que envolve Leis, é muito importante contar com a ajuda de um de um escritório de contabilidade especializado em Igrejas Evangélicas.
Além disso, após a abertura, a Igreja passa a ter obrigações junto à Receita Federal. É extremamente recomendável que você conte com uma assessoria contábil para isso.
8.Quanto custa para registrar uma Igreja?
O valor para abertura pode variar de acordo com o cartório de sua cidade. Abrindo conosco, o valor médio pode variar de R$ 1.000,00(mil reais) à R$ 1.400,00(mil e quatrocentos reais), já incluindo as taxas de cartório, assinatura do advogado e elaboração do Estatuto e Ata.
Se preferir, entre em contato conosco para receber um orçamento para a abertura da sua Igreja.
Se você pretende abrir uma Igreja Evangélica, não deixe de ler o nosso Guia definitivo – Como abrir uma Igreja Evangélica. Nele, você vai se aprofundar mais no assunto, evitando qualquer tipo de problemas no futuro. E melhor, o Guia é grátis!