Regimento Interno para Igrejas: como fazer?

Regimento Interno

Sempre que falamos sobre a necessidade da Igreja de elaborar um Regimento Interno, somos questionados pelos pastores sobre a necessidade e função do mesmo. Muitos pastores até desconhecem a existência desse documento.

Por isso, vamos através deste artigo, elucidar os seguintes pontos:

• O que é o Regimento Interno?
  • Estatuto x Regimento Interno: Qual a diferença?
  • Como elaborar um Regimento Interno?

O que é o Regimento Interno?

O Regimento é o documento que estabelece as normas internas da Igreja. Este documento deve regulamentar o funcionamento e organização da Igreja.

O Regimento Interno pode ser considerado um complemento ao estatuto. Com isso, ele de conter regras que não foram mencionadas no estatuto ou aprofundar em assuntos tratados de maneira mais genérica no estatuto.

Estatuto x Regimento Interno: Qual a diferença?

Uma Igreja Evangélica passa a existir de forma legal a partir do seu ato constitutivo, que é o Estatuto Social. Sem ele, não é possível registrar uma igreja.

O estatuto expressa a forma de funcionamento da Igreja, tratando sobre assuntos como: objetivos da instituição, forma de administração, tempo de governo da diretoria, entrada e saída de membros, etc.

De maneira geral, o Estatuto trata de assuntos que interessam a quem está fora da igreja: Receita Federal, bancos, empresas e interessados a participar da igreja, pois costuma ser solicitado para resolução de procedimentos burocráticos, como abertura de contas bancárias, compras, legalização junto ao governo, etc.

Já o Regimento Interno trata de assuntos que envolvem o dia a dia da igreja. O Regimento Interno pode ser considerado um detalhamento do que está disposto no Estatuto, sendo desnecessário repetir o que já está claramente explicado no Estatuto.

O Regimento Interno também pode conter assuntos considerados como doutrina ou visão da igreja, como casamentos e divórcios, batismos, disciplinas, vestimentas, etc.

Como elaborar um Regimento Interno?

O primeiro passo antes de elaborar um Regimento Interno é entender quem toma as decisões na sua igreja: o pastor, um grupo de líderes ou os membros da igreja. Por isso, é muito importante que no momento da elaboração do estatuto, se deixe bem claro qual o regime de governo eclesiástico da sua igreja.

O próximo passo é se basear na visão que quem comanda a igreja e listar os assuntos que devem ser tratados pelo regimento interno. Nesse momento, o estatuto deve ser consultado, pois o Regimento Interno não pode conter ideias divergentes do que consta no estatuto.

O Regimento Interno da sua Igreja pode tratar dos seguintes assuntos:

• Casamento, União Estável, União Homoafetiva;
  • Divórcio;
  • Batismo e Consagração de Bebês;
  • Condições para participação em Ministérios e Cargos Eclesiásticos;
  • Comportamento nos Cultos;
  • Trabalho Voluntário;
  • Disciplinas, suspensões, exclusão de membros;
  • Vestimentas;
  • Diferença entre visitantes, membros e frequentadores;

Conclusão

O Regimento Interno, embora seja desconhecido por muitos pastores, é uma instrumento jurídico muito importante para a Igreja. Deixar claro qual a visão da Igreja para certos assuntos pode evitar diversos problemas, inclusive de natureza jurídica e criminal.

Por isso, se sua Igreja ainda não possui um Regimento bem elaborado, procure regularizar!

Precisa elaborar um Regimento Interno para sua Igreja?

Se você precisa elaborar um Regimento Interno para sua Igreja ou precisa regularizar a situação de uma Igreja,  entre em contato conosco através dos seguintes telefones: [21] 2667-1431 / 2161-4272 / Whatsapp: [21] 98556-6260. Ou acesse – Fale conosco.

Quer abrir uma Igreja Evangélica?

Se você pretende abrir uma Igreja Evangélica, não deixe de ler o nosso Guia definitivo – Como abrir uma Igreja Evangélica. Nele, você vai se aprofundar mais no assunto e se preparar para organizar sua igreja. E melhor, o Guia é grátis!

Se você precisa regularizar a situação de uma Igreja, ou possui qualquer dúvida, entre em contato conosco através dos seguintes telefones: [21] 2667-1431 / 2161-4272 / Whatsapp: [21] 98556-6260. Ou acesse – Fale conosco.