Cadastro de dizimistas: por que precisa ser feito?

Cadastro de dizimistas por que precisa ser feito

Contar com o cadastro de dizimistas em sua igreja é uma decisão importante e ajudará você a ter maior controle financeiro. Todavia, muitos líderes não se dão conta da importância dessa ferramenta em seu dia a dia e acabam não realizando o acompanhamento que deveriam.

Neste artigo, você terá acesso a informações importantes, que vão lhe ajudar a perceber por que é necessário que exista, na sua igreja, o cadastro de dizimistas, suas vantagens, como ele pode ser realizado e, ainda, os desafios que você poderá lidar quando se tratar desse assunto.

O que é o cadastro de dizimista?

Assim como ocorre em qualquer outra entidade, uma igreja também precisa de recursos para operar. E todos sabemos que os recursos de uma igreja vem dos dízimos, ofertas e doações feitas por seus membros.

No entanto, as duas últimas costumam ser feitas de forma esporádica, ou seja, não são frequentes. Portanto, os valores ligados a elas podem variar bastante.

O cadastro de dizimistas seria justamente manter um banco de dados com o nome de cada membro contribuinte de sua igreja.

Sendo assim, o ideal é que a igreja possua um sistema de gestão. Mas caso sua igreja ainda esteja em início de atividades, é possível utilizar uma planilha ou até mesmo um livro caixa para realizar este controle.

Entretanto, lidar com esse assunto nem sempre é tarefa fácil para quem está à frente de uma igreja.

Quais os desafios para manter um cadastro de Dizimistas?

Um dos grandes desafios que líderes ou responsáveis pelo departamento financeiro de uma igreja está em escolher ferramenta a qual auxilie nesse controle.

Existem vários softwares no mercado e estratégias as quais podem ajudar a realizar o cadastro de dizimistas da igreja.

Nesse sentido, o ideal é que você conheça quais as suas necessidades, como, por exemplo, número de membros da congregação, quais informações são relevantes conter no cadastro de dizimistas, tipos de relatórios ele deverá emitir, dentre outros.

Agir assim permite que você escolha a ferramenta que corresponda com as suas necessidades, evitando optar por uma que não ofereça as funcionalidades necessárias que, mesmo sendo mais em conta, poderá comprometer a gestão financeira da igreja.

Por outro lado, você poderá também optar por um software mais caro, mas cujos recursos não serão utilizados de maneira completa, fazendo com que a sua igreja tenha custos desnecessários.

Outro desafio é a criação de processos que mantenham o cadastro de dizimistas atualizado. Muitas congregações não contam com um responsável pelo setor financeiro da igreja que trabalhe em tempo integral.

Isso faz com que muitas atividades que não sejam realizadas, pois o tempo de quem atua na área costuma ser dividido entre várias tarefas.

Nesse cenário, ter um cadastro de dizimistas com informações incompletas, que não estão de acordo com a realidade, o que costuma comprometer a gestão do templo.

Outro ponto importante, é que nem todos conhecem os benefícios de se manter um cadastro de dizimistas.

Quais benefícios uma igreja possui ao realizar o cadastro de dizimistas?

Quando se trata de manter um cadastro de dizimistas de uma igreja, existem várias vantagens. Uma das mais visíveis é que a liderança consegue ter um melhor controle financeiro e pode se programar melhor quanto aos gastos do período.

Isso porque é possível ter uma previsão sobre o que possivelmente irá entrar no caixa da igreja, tendo em vista que o dízimo é uma contribuição feita mensalmente.

Outro ponto no qual pode auxiliar é que, por meio dele, é possível conhecer aqueles membros os quais não estão conseguindo contribuir.

Sendo assim, é possível identificar se algum membro está passando por dificuldades financeiras. Além disso você terá a possibilidade de orientar aqueles que não possuem real conhecimento das promessas bíblicas ligadas ao Dízimo.

Além disso, ter um cadastro de dizimistas possibilita a criação de estratégias que facilitem que as respectivas contribuições possam voltar a ser feitas.

Pois através do cadastro de dizimistas você poderá demonstrar aos membros com maior clareza a necessidade de contribuição de todos para que a igreja mantenha as atividades que estão sendo realizadas.

Minha igreja possui um cadastro de dizimistas: e agora?

O que muitos pastores não sabem é que não basta apenas ter um cadastro de dizimistas. Todas as igrejas devem prestar contas junto a Receita Federal sobre todas as movimentações financeiras realizadas.

Portanto, todas as igrejas, sem exceção, devem realizar o envio de todos os relatórios financeiros, constando todas as suas entradas e saídas, para um escritório contábil, que ficará responsável por prestar contas destas informações junto a Receita Federal.

Sendo assim, a gestão financeira de uma igreja é um assunto sério, e contar com cadastro de dizimistas é apenas um dos fatores aos quais você, ao estar à frente do departamento ou de todo o projeto, precisa se atentar.

Nesse sentido, ter auxílio de uma assessoria contábil especializada em Igrejas é essencial, pois ajudará você a ter mais controle sobre os recursos e utilizá-los da maneira certa.

Contabilidade para Igrejas: uma contabilidade especializada em Igrejas

Neste artigo, podemos observar que ter um cadastro de dizimistas ajudará você a lidar com os recursos da sua igreja com mais prudência, e contar com ajuda especializada é uma alternativa inteligente para que você tenha maior controle sobre seus recursos e para que tudo esteja dentro da lei.

Se você precisa de suporte contábil para sua Igreja, clique aqui, converse com a gente e conheça de perto os benefícios de ter o nosso suporte!

Summary
Article Name
Description
Entenda por que fazer cadastro de dizimista e as vantagens para sua empresa. Leia o artigo que preparamos e entenda mais do assunto!
Publisher Name
Contabilidade Para Igrejas