Como fazer a Ata de uma Igreja

A ata é um dos itens mais importantes da parte administrativa de uma Igreja Evangélica. Ela é responsável por reportar os assuntos mais importantes que envolvem uma igreja, como a fundação e a eleição dos membros da diretoria. Em geral, é o documento de registro das decisões tomadas em reuniões ou assembleias da Igreja.

Fazer uma ata requer atenção, pois nenhum detalhe pode passar despercebido. Por isso, uma ata deve seguir algumas regras, contendo informações imprescindíveis.

Como fazer a Ata de uma Igreja?

• Data, local, horário: É necessário citar a local, data e horário de inicio e fim da reunião;
  • Pessoas presentes: Informações sobre a quantidade de membros presentes. Estas informações de estar de acordo com as exigências do estatuto. Não havendo quórum, a reunião não poderá ser realizada, mas a ata deverá ser lavrada para que o fato fique registrado;
  • Pauta da Assembleia: Aqui serão apresentados os temas que serão discutidos. Esta parte do texto corresponde ao registro das discussões e decisões ocorridas durante uma reunião. Os fatos devem ser narrados em ordem cronológica e também registrados os quesitos, a forma de votação e o resultado;
  • Responsabilidade: Aqui será informado quem são os responsáveis pela reunião (Presidente e Secretário da Reunião);
  • Aprovação: Os assuntos tratados devem ter a aprovação da maioria, de acordo com o estatuto.

A forma de escrita deve ser clara, objetiva e de fácil entendimento. Uma ata precisa ter todas essas informações para que esteja de acordo com a Lei.

Qual é o formato de uma Ata?

Existem dois formatos de ata: digitado ou em Livro Ata. A ata digitada em computador tem como grande vantagem a correção de eventuais erros, além de apresentar um aspecto mais organizado.

Já o livro ata possui algumas recomendações que devem ser seguidas. Por ser um documento de valor jurídico, deve ser lavrado de tal maneira que suas informações não possam ser modificadas posteriormente.

Em caso de erros, a ata não pode ser rasurada e também não pode ser utilizado corretivo. Neste caso, deve se utilizar a seguinte expressão: “Rua José da Silva, digo, Rua José da Silveira”.

Outro cuidado que se deve tomar com o livro ata está relacionado a posição do texto. Uma ata deve ser iniciada sempre, na primeira linha de uma folha numerada, ou seja, sempre do lado direito. Se sobrarem linhas, devem ser inutilizados com 02 traços diagonais paralelos, da direita para a esquerda, ou da esquerda para a direita. Não se deve iniciar a ata no meio da folha.

Por ser um documento com valor jurídico, é de extrema importância contar com a ajuda de um escritório de contabilidade para a elaboração das atas da Igreja.