Quem pode abrir uma igreja?

Quem pode abrir uma igreja? Existe alguma restrição? Presbítero pode abrir uma Igreja? Quem pode ser consagrado Pastor?

Se você está em pensando em abrir ou regularizar uma Ministério, certamente está cheio de dúvidas sobre quem pode estar na liderança deste desafio.

Quem pode abrir uma igreja?

Aliás, além de muitas pessoas não saberem quem pode abrir uma igreja, existem também muitas dúvidas sobre o que é realmente necessário para abrir e manter o ministério regularizado.

Então, veja a resposta para todos os seus questionamentos neste artigo!

O que precisa ter para abrir uma igreja?

Primeiramente, para abrir uma igreja é necessário seguir algumas regras que vão muito além da função pastoral!

Sendo assim, para abrir uma Igreja corretamente, regularizada perante a legislação brasileira, você deverá cumprir algumas regras:

• Elaborar um Estatuto Social, que deve ser assinado por um advogado;
  • Definir no Estatuto, quais são os cargos e quem são os membros da diretoria;
  • Realizar o registro do Estatuto Social e da Ata de Fundação e eleição da diretoria no Cartório Civil de Pessoas Jurídicas da cidade sede da Igreja;
  • Emitir o CNPJ junto à Receita Federal;
  • Realizar a inscrição Municipal na Prefeitura.

Em resumo, o registro de abertura de uma igreja leva em média de um a dois meses.

Agora que você já sabe o que precisa ter para abrir uma Igreja, vamos ver quem pode abrir uma igreja!

Um Presbítero pode abrir uma igreja?

Em resumo, não existe nenhum impedimento do ponto de vista legal para que qualquer pessoa abra uma Organização Religiosa.

Portanto, um Presbítero pode abrir uma Igreja, sem problema algum!

Porém, do ponto de vista eclesiástico, é necessário verificar com a sua Denominação sobre essa questão.

Mas caso sua Denominação não permita que um Presbítero assuma uma Igreja, essa ordem não está baseada na Lei, mas sim na visão eclesiástica da sua Denominação!

Quem pode ser consagrado a pastor?

Primeiramente, nossa intenção aqui é falar sobre quem pode abrir uma igreja, mas dando ênfase apenas ao ponto de vista legal!

Embora saibamos da importância dessa função no que diz respeito ao Espiritual, nós não levaremos isso em consideração.

Portanto, do ponto de vista legal, qualquer pessoa pode ser consagrada a Pastor, pois não existe nenhuma legislação que trate deste assunto.

E como você chegou aqui buscando saber quem pode abrir uma igreja, saiba que qualquer pessoa maior de 18 anos, independente da sua formação, pode abrir uma igreja.

Pois, durante o trâmite de abertura de uma igreja, os cartórios não exigem que o pastor possua qualquer tipo de formação.

Como iniciar uma igreja do zero?

Em primeiro lugar, se você está pensando em abrir uma Igreja, o primeiro passo é ter um local legalizado para realizar as reuniões.

Em seguida, você precisa definir quem serão as pessoas que vão lhe ajudar na direção da Igreja.

Quantas pessoas é necessário para abrir uma igreja?

Em princípio, não existe nenhuma legislação que obrigue a igreja a ter um número mínimo de pessoas para iniciar suas atividades.

Porém, como foi dito anteriormente, você precisa de algumas pessoas para formar a diretoria.

Como é formada a Diretoria de uma Igreja?

Certamente, encontrar pessoas com comprometimento e capacidade para formar a diretoria da Igreja é um dos principais desafios de um pastor, principalmente no início da Igreja.

Por conta disso, é recomendável que a formação da diretoria seja feita pelo menor número possível de pessoas.

Pois infelizmente, é muito comum que exista rotatividade de membros na diretoria de uma igreja.

E com isso, sempre que um membro da diretoria saia da função, é necessário registrar uma ata em cartório para formalizar essa questão.

Portanto, a troca de membros na diretoria gera perda de tempo e custos desnecessários.

Quais são os cargos na Diretoria da igreja?

De maneira geral, os cargos mais comuns na diretoria de uma Igreja são:

• Presidente;
  • Vice-presidente;
  • Primeiro e Segundo Secretário;
  • Primeiro e Segundo Tesoureiro.

Porém, como não existe uma legislação que trate exatamente deste assunto, a maior parte das igrejas possuem apenas PresidenteSecretário e Tesoureiro na diretoria.

Preciso de Contador para abrir uma igreja?

Sim, todas as igrejas precisam contar com um escritório contábil especializado para registrar uma Igreja!

Pois, infelizmente, muitos pastores que possuem pequenas igrejas tentam realizar a abertura sozinhos, sem a ajuda de um profissional.

Com isso, acabam gastando mais tempo e mais dinheiro que o necessário, por não possuir conhecimento sobre a legislação.

Além disso, em muitos casos, realizam o registro de maneira incorreta, usando modelos de estatuto de outras igrejas, o que é um grande erro!

Por isso, precisam realizar alterações no Estatuto e no CNPJ, gastando mais tempo e mais dinheiro.

Concluímos que não existe impedimento legal para que qualquer pessoa efetue a regularização de uma igreja.

Porém, vimos também que a regularização é um processo burocrático e requer conhecimento especializado.

Por isso, contar com o auxílio de um escritório de contabilidade especializado é fundamental para evitar problemas na regularização, perda de tempo e custos indesejáveis!

Portanto, agora que você já sabe que você pode abrir uma Igreja e quer regularizar a sua, clique aqui e entre em contato conosco!