fbpx

Organização da Igreja: O que fazer depois que abrir uma Igreja?

Organização da Igreja O que fazer depois que abrir uma Igreja

Agora que seu ministério foi estabelecido, é crucial dedicar atenção a organização da igreja. Organizar as áreas chave da sua igreja vai garantir seu crescimento, sustentabilidade e sucesso contínuo.

Neste artigo, vamos abordar os tópicos essenciais de organização e administração interna, finanças, crescimento e expansão, além da importância de estar atuando dentro da lei para o seu ministério.

Portanto, fique atento as informações valiosas para ajudar sua igreja a prosperar e impactar a comunidade de forma significativa.

Organização da Igreja e administração interna

Uma igreja bem organizada e com uma administração sólida é fundamental para seu bom funcionamento e crescimento. Aqui estão algumas dicas para garantir que sua igreja esteja organizada internamente.

Estabeleça uma estrutura organizacional clara:

Defina as responsabilidades e funções dentro da igreja, identificando líderes, pastores, ministros e obreiros responsáveis por cada departamento ou área específica da Igreja.

Desenvolva políticas internas:

Crie políticas que abordem questões financeiras, recursos humanos e o uso de propriedades da igreja. Isso ajudará a garantir a consistência e o bom funcionamento de todas as áreas, ajudando a zelar por todos os membros e bens da igreja.

Estabeleça canais eficazes de comunicação interna:

Mantenha todos os membros informados e envolvidos nas atividades da igreja, realizando reuniões regulares, criando boletins informativos e utilizando plataformas online para compartilhar notícias e eventos.

PLANILHA PARA IGREJAS BAIXE GRÁTIS

A comunicação é um ponto crucial para o crescimento da sua igreja. A falta dela pode até mesmo fazer com que sua igreja perca membros que exerçam funções importantes. Então, cuide bem da comunicação!

Gerencie seus membros:

Mantenha registros atualizados dos membros, acompanhe seu envolvimento e participação nas atividades da igreja e ofereça suporte pastoral para fortalecer seus vínculos com a comunidade.

Neste ponto, você pode utilizar um sistema de gestão eclesiástica. E se a sua igreja ainda não possui condições de implementar um sistema, existem algumas opções gratuitas, com funções limitadas, mas que já vão possibilitar uma organização.

Invista no desenvolvimento de liderança:

Ofereça treinamentos e capacitação para os líderes da igreja, promovendo o crescimento e a sustentabilidade do ministério.

Infelizmente, muitos cristãos não possuem um conhecimento profundo da Bíblia, o que gera enormes transtornos para muitas igrejas. Então, procure investir em capacitação espiritual.

Por outro lado, invista em conhecimento sobre gestão financeira, gestão de pessoas e de eventos. Certamente isso vai ajudar a sua igreja a crescer!

Organização da Igreja: Finanças

Certamente, uma gestão financeira sólida é vital para a sustentabilidade da igreja. Aqui estão algumas estratégias importantes para garantir o equilíbrio financeiro do seu ministério:

Desenvolva um plano financeiro:

Crie um orçamento que reflita as prioridades da igreja e estabeleça estratégias para alcançar essas metas. Planeje com antecedência e monitore regularmente suas finanças, evitando surpresas.

Mantenha a transparência e preste contas:

Primeiramente, seja transparente nas finanças da igreja, fornecendo relatórios financeiros regulares aos membros e detalhes claros sobre o uso dos recursos. Certamente isso ajudará a construir confiança e apoio da comunidade, que terá mais prazer em contribuir em um ministério sério!

Diversifique suas fontes de receita:

Além das ofertas e dízimos, busque outras formas de geração de recursos financeiros para sua igreja, como eventos de angariação de fundos e parcerias com empresas locais. Isso contribuirá para a estabilidade financeira e o crescimento contínuo da igreja.

Adote uma gestão prudente e responsável:

Administre os recursos financeiros da igreja de forma cuidadosa, estabelecendo procedimentos financeiros claros, como autorização para despesas e um controle rigoroso dos registros financeiros.

Além disso, quando delegar funções neste setor, procure pessoas capacitadas e de confiança, criando um modelo de acompanhamento minucioso sobre o uso dos recursos da igreja.

Contabilidade: a importância de estar dentro da Lei

Por fim, a contabilidade desempenha um papel crucial na organização e sucesso da sua igreja. Em primeiro lugar, a assessoria contábil é a responsável pela abertura da igreja, elaborando toda a documentação, como Estatuto e Ata de Fundação, e gerando o CNPJ.

Em segundo lugar, o que muitos pastores não sabem é que após a abertura, todas as igrejas precisam manter uma contabilidade regular, enviando para a Receita Federal todos os seus registros financeiros, de entrada e saída, assinados por um contador.

Assim, muitas igrejas são classificadas pela Receita Federal como inaptas, por não cumprirem as suas obrigações juto ao governo.

Portanto, uma assessoria contábil especializada ajudará a garantir que todas as obrigações acessórias sejam cumpridas junto ao FISCO e que o recolhimento de taxas e contribuições seja realizado de forma correta e no prazo.

Foco no ministério:

Ao ter um serviço de contabilidade confiável, você poderá concentrar sua energia e tempo no trabalho ministerial, sabendo que sua igreja está em conformidade com todas as questões financeiras e legais.

Organização da Igreja: Conclusão

Após abrir uma igreja, é essencial ter um plano estratégico para organizar a administração interna, gerenciar as finanças, promover o crescimento e contar com uma contabilidade especializada.

Em suma, implementar essas medidas, você estará estabelecendo uma base sólida para o crescimento espiritual e o impacto positivo na comunidade. Lembre-se de buscar sempre conhecimento e orientação para garantir o sucesso contínuo da sua igreja.

Em resumo, contar com uma assessoria contábil especializada em regularização de Igrejas vai evitar erros, bem como o pagamento de multas por falta de cumprimento das obrigações junto ao FISCO.

PLANILHA PARA IGREJAS BAIXE GRÁTIS
ABRIR IGREJA
TERMO DE TRABALHO VOLUNTARIO

Compartilhe este artigo!

Facebook
WhatsApp
Entre em contato

E-mail:
comercial@contabilidadeparaigrejas.com

Telefones: 21 2667.1431
WhatsApp - 21 98556-6260

Quero receber uma ligação

Escritório de Contabilidade Barra da Tijuca - RJ

Condomínio Le Monde Office

Av. das Américas, 3500 – Bloco 7 – Sala 617 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22640-102

Escritório de Contabilidade Nova Iguaçu - RJ

Edifício Rossi Via Office

Rua Iracema Soares Junqueira, 85 – Sala 513 – Centro – Nova Iguaçu – RJ – 26210-260

plugins premium WordPress